segunda-feira, 25 de maio de 2009

Vai um caldinho, aí?

Comemoração tem que ter comida! Pra mim não há evento bom se minha barriga estiver roncando. Só tenho um pequeno problema: não sei cozinhar. Mais que isso: sou incapaz de seguir um receita detalhada e acertar de primeira. Acredite! Não é brincadeira. Até aquele tal de 'bolo de caneca' que toooooodos os blogs do mundo resolveram postar na mesma época (sempre acompanhada de comentários do tipo 'prática, rápida e suuuper fácil') deu errado comigo. Sou brasileira e não desisto nunca, portanto se alguém puder dar dicas sobre ele, muito me interessa!

Enfim, sempre que vou comemorar penso em mil receitas e testo antes. Até persigo blogs como o 'Rainhas do Lar' que vão te dando opções maravilhosas e te fazem querer largar o emprego e se dedicar a arte da culinária, sabe? E mesmo assim, a primeira receita nunca fica igual a segunda. E dependendo da segunda, as vezes nem chego na terceira, por piedade ao moradores dessa casa! Afã.. muitas receitas depois, esse caldo verde virou uma das especialidades do cardápio.

Engraçado... volta e meia me pego com aquele sorriso maroto dando dicas sobre os poucos pratos que sei fazer bem: 'É tão simples que até um pato manco conseguiria fazer!' , mas eu mesma nunca fiz sozinha.

Sabe o que é? Cozinha pra mim só em 3 ocasiões: 1-Festinhas, 2- Brigadeiro e 3-Momentos de desespero em que o China in Box está fora de questão. Esse caldo entra na primeira opção. E como em toda festa aqui em casa minha cunhada chega um pouco antes pra me ajudar (24 horas antes...sendo assim nem posso chamar o caldo de 'minha receita' afinal, nós fizemos juntas desde descascar as batatas até limpar a cozinha..). Aniversário do marido e resolvemos aproveitar o friiiiiiiio que tá aqui em Brasília pra esquentar o povão com esse prato.

Vai com fé na receita, pessoa, que se eu consegui até o Bob Sponja faria!
A receita tá resumida porque é simples (olha eu aí de novo... Freud deve ter uma explicação pra essa soberba...), mas vou deixar as dicas:

* nós cortamos as linguiças bem pequenas porque achamos mais gostoso mastigar assim;

*só usamos calabresa (dessa vez), mas portuguesa também é bão; minha mãe usa Paio, minha tia umas outras.. mas nós vamos sempre de calabresa e portuguesa. Ah! Sempre da Sadia!

*Tiramos aquela pele que envolve a linguiça antes de cortar. É só tirar uma tampinha e puxar que descasca fácil.

*se quiser que ele fique realmente verde é só bater um pouco do caldo com a couve e misturar no resto todo, fica verdinho, verdinho....

*falando em bater, nós batemos o bacon depois de frito no liquidificador e misturamos com a gordura toda no caldo. Pode até ser um absurdo pra veias e pra pança.. mas o paladar agradece!

*croutons e mussarela caem muiiiiito bem como acompanhamento.


Não tem como dar errado, mas se no fim de tudo não achar que tá do seu gosto, tenta bater um pouco de caldo com as linguiças e juntar a receita que tudo se resolverá.

É sucesso certo. Até quem não gosta comeu e agradeceu!

Thaís

4 comentários:

AYA disse...

Depois diz que não sabe cozinhar... Excelente a receita. Só faltou recomendar o meu blog!Fica fazendo propaganda da concorrência? Beijos! André

Telma - Minha casa. Minha Vida. disse...

meninas, meninas, adorei o comentário de vocês....eheheh...fiquei feliz de verdade...
pois então sou esposa de pastor, somos presbiterianos...
sobre o caldo verde... nós aqui adoramos... não é muito comum aqui no nordeste, mas moramos em minas gerais por 10 anos, então acabei incorporando alguns hábitos do sudeste, do sul, do centro-oeste... foi um tempo bom... e sobre brasília tenho muitos familiares por parte da minha mãe que mora ai... ou melhor, toda a família da minha mãe linda, mora ai em brasília, ela viaja sempre pra ficar perto da família... eu que só fui pra brasília quando adolescente... e tenho grandes amigas também... e agora vocês...
um beijão
telma

Joice disse...

Mininaaaaaaaassss! Olha eu aqui travez! Amoooo caldinhos! E o verde é o melhor de todos, na minha opinião. Aprendi esses dias um de abóbora kabocha, carne seca, queijinho... huuummm! Só comi, mas parece ser facinha de fazer! Depois mando para vcs!
Beijos

Mayara Mota & Thaís Holanda disse...

Pessoas, esse caldo tava era bão viu?
Qual será nosso prato nesse fds, Big???
Mayara